12 de janeiro de 2010

Diga adeus ao Internet Explorer 6


 O Internet Explorer 6.0 (lançado em 2001) ainda é utilizado por 25% das pessoas que acessam a internet. É um browser que não acompanha o estágio atual da Internet, possui falhas de segurança e limita todo o potencial de uma Internet melhor.

Então por que ainda é utilizado por 25% das pessoas que navegam na internet?
Acredito ser por 2 razões:



1 – Falta de conhecimento.

Por incrível que pareça existem pessoas que ainda utilizam o Windows 2000 e Windows NT em suas máquinas. Com isso utilizam navegadores obsoletos, sem recursos e sem segurança. Não adianta ter um ótimo antivírus se o software utilizado possui falhas e permite a invasão.
Outro desconhecimento é de pessoas que utilizam o Windows XP e não sabem que podem atualizar seu navegador. Apesar de você utilizar o Windows XP, você pode sim atualizar seu navegar para o Internet Explorer 8 ou utilizar outros navegadores gratuitos como o Firefox, Opera, Chrome ou Safari.
Para atualizar o seu navegador para o Internet Explorer 8, você precisa que seu Windows XP seja original.
Para utilizar outro navegador, basta fazer o download e instalar. A instalação de outro navegador em sua máquina não irá danificar seu Windows XP e nem excluir o seu velho Internet Explorer 6 , você pode até mesmo instalar todos para testar e depois remover o que não gostou.


2 – Softwares de Corporações

Infelizmente, equipes de TI, ou seja, pessoas que desenvolvem softwares, há 10 anos desenvolveram programas para empresas e grandes corporações se baseando no Windows XP com o Internet Explorer 6 para funcionarem e agora, caso a empresa decida evoluir, instalar um novo Windows ou simplesmente atualizar seus navegadores de internet, os maravilhosos softwares param de funcionar. Com isso as grandes corporações são obrigadas a continuar com o Internet Explorer 6 para não terem novos custos . Este é um fato e acontece em muitas indústrias de renome internacional e é um problema que ocorre não apenas aqui no Brasil.
Tudo bem, a corporação não quer investir em novos softwares e vai continuar a utilizar o Internet Explorer 6  por serem completamente dependente dele, porém a mesma equipe de TI que desenvolveu o software há 10 anos, pode instalar outro navegador na rede da empresa, possibilitando que seus usuários tenham acesso a internet por eles, desta forma restringindo o Internet Explorer 6 para utilização de seus softwares.
Por que não é feito isso então? Realmente não sei, provavelmente porque daria trabalho para o pessoal de TI, ou porque um diretor não vê necessidade, pois ele utiliza seu Laptop que tem Windows Vista e Internet Explorer 8.

Muitos devem estar pensando, “É só continuar a fazer sites com suporte ao Internet Explorer  6 então”, porém existe grandes problemas para esta atitude.

Sites não poderão utilizar recursos modernos, como Ajax, Jquery e recursos de CSS por exemplo. Recursos estes utilizados para melhorar a navegação nos sites.
Custos. Sim muito custo. Normalmente um desenvolvedor de web sites cobra por tempo de desenvolvimento. Um site para funcionar corretamente em vários navegadores necessitam ser escritos de várias formas, mas o grande problema ocorre nos Internet Explorer. Atualmente os novos navegadores seguem padrões, conhecido como W3C, então um site irá funcionar corretamente no Internet Explorer 8, no Firefox , no Opera, no Chrome  e com alguns ajustes no Internet Explorer 7, porém, no Internet Explorer 6, nada funcionará, sendo praticamente necessário um novo site apenas para esta versão do Internet Explorer, causando um tempo muito maior para seu desenvolvimento e não é difícil ver empresas que cobram até 40% a mais no orçamento para desenvolver um site que atenda este navegador.
Então, se você pode atualizar seu navegador ou utilizar outro, faça isso. Tenho total certeza que só terá a ganhar. Caso não tenha como, pois esta em uma corporação solicite ao pessoal de TI a possibilidade deles instalarem outro navegador em sua máquina.


Links para os sites oficiais:
Internet Explorer 8
Firefox

Opera

Chrome

Safari


Fonte: www.u2net.com.br
 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Celeiro Net - Quase tudo em um só lugar