12 de janeiro de 2010

Spam e E-marketing, saiba a diferença e como não errar

e-marketingCada dia mais a internet vêm crescendo, conquistando novos usuários e a concorrência que ficava na esquina, agora esta do outro lado do mundo. 
Com isso, muitas empresas adotam o envio de emails com o objetivo de conquistar novos clientes, mas sem conhecimento, acabam caindo no famoso SPAM, pratica de muitos usuários da internet detestam, fazendo com que o resultado esperado seja totalmente contrário e sua marca fique registrada em listas negras nas memórias de quem recebe os emails.
O que muitos empresários e consultores não conseguem entender é que na internet, diferente da televisão ou rádio, o cliente é que vai atrás da informação ou produto desejado.
O usuário e potencial cliente buscam conteúdo relevante ao que desejam, informações técnicas, opiniões e preços. Não querem vendedores oferecendo incansavelmente ou empurrando algo que ele talvez nem conheça e não precise.
Antes de decidir o que comprar o consumidor moderno busca na Internet, em sites de relacionamento, fóruns ou blogs o que deseja.
Para não cair nos problemas citados acima, existem algumas soluções, algumas com alto custo e outras nem tanto, como Blog, RSS, Feeds, Customização de Sites (SEO), entre outras que irei comentar em outros artigos.
Mas se você deseja enviar emails e informativos, a primeira etapa é criar sua própria lista de emails. Você pode promover um concurso cultural, sortear um produto ou alguma campanha de marketing onde interessados se cadastrem. Desta forma você terá uma lista de emails de pessoas realmente interessadas em seus serviços e produtos. De nada adianta ter 40.000 emails de usuários da internet sendo que seu objetivo é o setor público.
A segunda etapa é criar um bom e-marketing, pois este será a porta de entrada para seu site e consequentemente sua empresa. Um bom e-marketing deve ser claro e direto, com textos curtos e boas imagens.
A terceira etapa é enviar o e-marketing. Muitas empresas de servidores de emails bloqueiam o envio de newsletter e e-marketing por causa de abusos. Como não possuem uma forma de controlar o que é Spam e o que é e-marketing, elas simplesmente bloqueiam o envio de emails em grande quantidade. Desta forma, nasceram as empresas especializadas em envio de emails para newsletter e e-marketing, e se você não deseja ter problemas com seu servidor de e-mails, o melhor a fazer é contratar os serviços de uma destas empresas. Infelizmente não são muito baratos, mas se sua lista de emails for segmentada e direcionada realmente, vale a pena.
O que se precisa ter em mente é a diferença entre Spam e Newsletter ou E-marketing. 

Toda vez que alguém recebe um email que não autorizou é um Spam? 

Os radicais dizem que sim, mas os mais moderados consideram Spam apenas se for abusivo, consecutivo e não houver uma forma de cancelar o recebimento. 
O e-marketing, por sua vez, tem como princípio básico o consentimento de quem recebe, que forneceu seu endereço de email de alguma forma clara e com a informação que o objetivo era este e pode cancelar a qualquer momento o recebimento com um simples clique. Utilizar de forma correta o e-marketing com certeza será um ótimo canal de relacionamento.

Fonte: www.u2net.com.br

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